quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

TRT-RN: Encontro reúne servidores dos Núcleos e Centros de Conciliação Trabalhista


O Conselho Superior da Justiça do Trabalho reuniu, em Brasília, servidores de todos os Tribunais do Trabalho do país no 1º Encontro de Servidores dos Núcleos e Centros de Conciliação Trabalhista.
Responsável pela coordenação da conciliação na Justiça do Trabalho, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Renato de Lacerda Paiva, participou da abertura do evento e destacou que a conciliação está na essência da Justiça do Trabalho.

O ministro defendeu o aperfeiçoamento dos métodos de resolução de disputa e conciliação e o uso pela Justiça de importantes ferramentas de negociações cooperativas, em que são identificados posições e interesses e utilizadas técnicas bem específicas (rapport, escuta ativa, paráfrase, afago, inversão de papéis).

Renato Lacerda também ressaltou, como outra ação importante para a evolução da conciliação na Justiça do Trabalho, a limitação dos conciliadores ao quadro de servidores.

“Isso contribuiu para a valorização dos servidores, mas também permitiu uma capacitação mais objetiva e definida e, acima de tudo, um processo de gestão mais eficiente”, explicou o ministro.

Atualmente há mais de 90 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça do Trabalho (Cejuscs), que, somente no ano passado, realizaram mais de 96 mil acordos.

“O Cejusc representa o encontro da tradição conciliatória da Justiça do Trabalho com o que há de mais moderno e avançado em termos de técnica de conciliação”, disse.

O TRT da 21ª Região foi representado pelos servidores Joany Anastácio Barata (CEJUSC Natal) e Rodolfo Otaviano do Rego (CEJUSC Mossoró).
 Boas práticas

O fim do evento foi marcado pela troca de experiências e pela disseminação de boas práticas entre os responsáveis pelos Núcleos e Centros de Conciliação Trabalhista.

Foram 12 mini-palestras de diferentes TRTs, que abordaram métodos de triagem de pautas para conciliação, centralização de processos com grandes executados e “pautões” de conciliações temáticas, apresentado pelo servidor Rodolfo , do CEJUSC Mossoró.evento.jpegTambém foram abordados os projetos “Triando a Conciliação” e “Antecipando a Execução no Tribunal”, da 15ª Região (Campinas/SP); “Cejusc Social” da 8ª Região (PA/AP); o uso de novas ferramentas tecnológicas, como o Whatsapp e a Sala de Conciliação Virtual, além de ferramentas psicológicas, como a técnica de Constelação Sistêmica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário