terça-feira, 15 de outubro de 2019

Políticas públicas para idosos é tema de Audiência Pública na ALRN

No intuito de somar esforços para tratar das necessidades próprias do futuro idoso e, desse modo, promover o resguardo, acolhimento e integração social a partir de novas e eficientes políticas públicas voltadas para esse público, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sedia amanhã (16), a partir das 14h, uma Audiência pública para discutir sobre o tema. De iniciativa do Deputado Hermano Morais, a audiência propõe a criação de uma rede de proteção e prevenção à violência contra a pessoa idosa no estado.

O envelhecimento é uma realidade conquistada pela humanidade após o século XX. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em até seis anos o Brasil será o 6º país com maior número de idosos. O Rio Grande do Norte, por sua vez, já soma mais de 400 mil pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. De acordo com o IBGE, o crescimento de idosos é de mais de 38% em 10 anos. Acompanhando a ascensão dos dados, a violência contra essa parcela da população também aumentou significativamente, em 2018 foram mais de 37 mil denúncias no estado.

Já sancionado pelo governo, o Projeto que institui Outubro como o mês de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa no Estado do Rio Grande do Norte também é de autoria do Deputado Hermano Morais. Sabedor da necessidade de se criar uma consciência no âmbito estadual sobre esse tipo de violência, a ideia é trazer o tema para lugar de destaque nas agendas sociais e políticas a fim de estabelecer condições plausíveis para o enfrentamento do problema.

Na Audiência de amanhã devem estar presentes representantes dos Conselhos Estadual e Municipal do idoso, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Social do Comércio (SESC), Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, secretários, membros da Defensoria Pública, Arquidiocese de Natal, além de outras entidades parceiras da causa.


SERVIÇO


Audiência Pública – "Rede de Proteção e Prevenção de Violência Contra a Pessoa Idosa no RN "

Data: 16 de Outubro de 2019 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório Cortez Pereira (Plenarinho) – ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário