sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Os Congos de São Gonçalo resgatam tradição afro-brasileira durante festa de São Benedito

O tradicional grupo folclórico de São Gonçalo do Amarante/RN, Os Congos de Combate realiza a 2ª edição da Congada a São Benedito, em homenagem ao santo patrono do município. Com o tema “Fogo, guerra e revolução”, a manifestação acontecerá durante abertura da festa de São Benedito, no dia 26 de outubro, às 16h, na Praça Senador Dinarte Mariz, Centro.

A programação inclui musicais, exposição fotográfica, brechó, teatro e manifestações religiosas relacionadas à cultura afro-brasileira. “Queremos destacar São Gonçalo como uma das cidades referências na valorização da cultura dos nossos ancestrais. É nosso desejo que os potiguares se reconheçam e celebrem nossa história”, observa Gláucio Teixeira, mestre dos Congos.

Ainda de acordo com Gláucio, a tradicional festa de São Benedito é comemorada há mais 300 anos na Igreja Matriz de São Gonçalo, construída por portugueses no século XVIII. A 2ª Congada é realizada através da Fundação Cultural Dona Militana, por meio do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Foto: Ariel Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário