segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Oficinas do Fest Bossa & Jazz levam aprendizado a alunos da rede pública de São Miguel do Gostoso

O final de semana foi de muito aprendizado para as crianças e jovens de São Miguel do Gostoso. Foi durante a programação do Fest Bossa & Jazz que eles puderam aprender sobre percussão corporal, o que é o jazz e como construir uma guitarra com materiais recicláveis. De maneira prática e lúdica, arte educadores ensinaram aos participantes formas alternativas de fazer música. O festival terminou ontem (13) e, além das oficinas, levou à praia 12 shows gratuitos e jam sessions.

Para a estudante Maria Vitória, de 11 anos, a oficina de percussão corporal foi importante para aprender a expressar movimentos e sentimentos com o próprio corpo. “É um tipo de arte que sai de dentro da gente”, definiu. Aluna do 5º ano, ela foi uma da turma de 30 estudantes da rede pública de São Miguel convidados a participar das aulas.

O arte educador André Renan trabalhou este ano pela primeira vez como oficineiro no Fest Bossa & Jazz, mas sua relação com o festival é antiga. Na visão dele, a percussão corporal é uma maneira de fazer brincadeiras e sons com o próprio corpo. “Trabalhamos a percepção deles, para que entendam e conheçam os próprios ritmos. Ficaram curiosos, gostaram muito e saíram da oficina explorando os sons que conheceram”, disse.

No sábado (12), foi a vez de Gabriel Yang ministrar o workshop “Cigar Box”, que ensinou os participantes a construir uma guitarra com materiais recicláveis, tendo como base uma caixa de charutos. “É uma maneira de abrir a cabeça do aluno, porque ele aprende a apreciar a arte desde a sua concepção”, pontua o arte educador. Ana Gabriela, de 10 anos, que mora em Brasília e estava em São Miguel a passeio, curtiu a oficina e ganhou a guitarra de presente. “Agora eu vou aprender a tocar”.

Na visão da secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, “as oficinas e workshops voltados para os alunos de escolas públicas dos municípios por onde o Fest Bossa & Jazz passa despertam nas crianças o gosto pela boa música e estimulam o cuidado com o meio ambiente e com ações sustentáveis, imprescindíveis para o desenvolvimento turístico de uma região”. 

O Fest Bossa & Jazz é realizado desde 2010 por Juçara Figueiredo Produções e conta com apoio do Governo do RN, por meio do Governo Cidadão, Secretaria de Turismo e recursos do Banco Mundial.





Fotos: João Vital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário