quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Panfletagem alerta para os direitos das pessoas com deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência existe para incentivar o debate em torno dos direitos dessa parcela da população. Para marcar a data, celebrada anualmente em 21 de setembro, entidades irão realizar, nesta sexta-feira (20), uma panfletagem com o objetivo de dialogar, divulgar os direitos e estimular a reflexão dos natalenses. O Pit Stop pela Inclusão acontecerá no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, às 9h30.

De acordo com dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. E o Rio Grande do Norte ocupa o primeiro lugar no ranking de estados que, proporcionalmente, têm o maior índice de pessoas com um ou mais tipos de deficiência. São quase 900 mil potiguares nessa condição, o que correspondia, na época do levantamento, a 27,8% do total da população.

A iniciativa é encabeçada pela vereadora Júlia Arruda, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal, e conta com o apoio de instituições como a Subcoordenadoria Para Integração Da Pessoa Com Deficiência do Estado (Corde/RN), a Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN) e o Movimento Independente Pró-Autismo do RN (MOVIPA), além de outras instituições que atuam na causa.

Ainda em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será realizada, na quarta-feira (25), às 9h30, uma audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a efetivação das políticas públicas de inclusão e acessibilidade na capital potiguar.

Serviço:
Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
Sexta-feira (20) | 9h30: Pit Stop pela Inclusão no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho
Quarta-feira (25) | 9h30: Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário