quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Governadora participa de comemoração do 70º aniversário da República Popular da China

A governadora Fátima Bezerra e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, participaram da celebração do 70º aniversário da fundação da República Popular da China. O evento foi promovido pelo Consulado-geral da República Popular da China em Recife-PE, na noite desta terça-feira (24), e contou com a presença de autoridades chinesas e brasileiras. A data oficial, chamada de Dia Nacional da China, é 1º de outubro, marcada pela chegada do Partido Comunista ao poder naquele país.

Abrindo a solenidade, a orquestra Criança Cidadã - projeto que atende gratuitamente cerca de 300 crianças de comunidades carentes do Recife - entoou os hinos do Brasil e da China. A diplomata Yan Yuqing fez uma saudação aos presentes e a governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, leu um breve histórico sobre a história do país.

Em julho, o Governo do RN recebeu uma missão formada por cerca de trinta representantes entre diplomatas e empresários chineses. O encontro foi articulado pelo Consulado-geral em Recife e estreitou as relações comerciais entre o RN e a China, abrindo portas para parcerias e investimentos em áreas como energia, mineração e infraestrutura. As relações comerciais entre o RN e a China se fortalecem desde a visita da comitiva chinesa, o governo do estado recebeu empresas do setor de energias renováveis interessadas em investir nas terras potiguares. Há expectativa de investimentos também nas áreas de tecnologia, fruticultura, agropecuária e turismo. 

HISTÓRIA

A República Popular da China foi proclamada em 1º de outubro de 1949 por Mao Tse-Tung, líder do Partido Comunista, após mais de 20 anos de guerra civil com os nacionalistas. O país é o mais populoso do mundo, com quase de 1 bilhão e meio de habitantes. Hoje, a China está consolidada como a 2ª maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassou os 13 trilhões de dólares.

A China é liderada desde março de 2013 pelo presidente Xi Jinping, sucedendo Hu Jintao, com mandato vitalício. Outro nome importante da história da República Popular da China é Deng Xiaoping, líder do país por 14 anos, que liderou o processo de reformas econômicas a partir de 1978, responsável por lançar as bases para o crescimento das últimas décadas.







FOTOS: ELISA ELSIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário