quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Espetáculo desperta consciência ambiental em crianças da rede pública de ensino de Natal

ais de 15 mil estudantes de três municípios brasileiros já participaram da iniciativa, que recebe apoio do Hapvida em parceria com o grupo Marquise

Natal, 19 de setembro de 2019 - A vida moderna trouxe grandes mudanças no comportamento das pessoas. O aumento do consumo acarretou diretamente no crescimento de resíduos sólidos, provocando muitos problemas para as cidades, como a poluição. É nesse contexto que foi produzido o espetáculo “Presente de Cecília”, que fala de como podemos cuidar do futuro a partir de nossas atitudes no presente, e que será encenado para 2 mil estudantes da rede pública de ensino de Natal, nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro casa da Ribeira.

A peça, que recebe apoio do Hapvida em parceria com o grupo Marquise, já foi assistida por mais de 15 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza (CE), Taubaté (SP) e Osasco (SP). A expectativa é alcançar cerca de 25 mil crianças ao final da ação. "Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo", ressalta Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

De acordo com a diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, iniciativas como esta promovem cultura e lazer, que são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. "Faz parte da missão do Hapvida investir em atividades socioculturais por acreditar que isso também contribui para a saúde e bem-estar das pessoas. Pensar sobre o cuidado ao meio ambiente é pensar no futuro que queremos viver. A peça "Presente de Cecília" é um importante trabalho para educar nossas crianças sobre o cuidado com o planeta".

Cuidar do presente para garantir o futuro

O espetáculo “Presente de Cecília” conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos - uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

A diretora artística da peça, Maria Vitória, comenta que a história tem um final feliz. “A geração presente consegue salvar a geração futura. Queremos que toda essa garotada entenda a força que tem para ajudar a salvar o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável para que a gente também tenha um final feliz”, finaliza.

Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura e Cidadania, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.

Após o espetáculo, os estudantes participam de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de resíduos e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros, entre eles, Natal.  “Esse projeto tangibiliza os pilares do nosso programa Ecocidadão. Estamos muito felizes com a grande aceitação das atividades e temos certeza de que será um sucesso em Natal também”, ressalta Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.

O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria de Educação, e patrocínio do Hapvida.


Crédito das fotos: Napoleão Barbosa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário