segunda-feira, 1 de julho de 2019

Lei do Vereador Ney Lopes Jr. garante vagas de estágio para idosos nos órgãos da administração pública municipal

Natal, 28 de junho de 2019 - Foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (28) a lei nº 6.915, de autoria do Vereador Ney Lopes Jr, que reserva 5% das vagas de estágio para idosos nos órgãos da administração pública municipal.

Os idosos estão cada vez mais atuantes no mercado de trabalho potiguar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostram que em 2018, no RN, a força de trabalho da população com mais de 60 anos atingiu recorde na sequência história, 94 mil idosos em atividade. Segundo o INEP, no Brasil, mais de 26 mil idosos ocupam as vagas das universidades no país.

A lei se aplica a admissão por processo de seleção, ou convocação imediata, de estudantes em todos os órgãos da administração pública municipal. A iniciativa foi pensada para oferecer novas oportunidades aos idosos, que estão cada vez mais atuantes no mercado.

Ainda de acordo com o texto da lei, a reserva das vagas deve atender ao critério de escolaridade definido pelo edital do processo. Em casos de empate na seleção o candidato mais velho terá preferencia pela vaga.

O parlamentar explicou que a medida é importante para oferecer novas oportunidades aos futuros profissionais. “O estágio é um processo importante na formação profissional. A inserção de estudantes idosos nesse campo de trabalho contribui para a promoção da cidadania”, explicou.

Vereador Ney Lopes Júnior. Foto: Verônica Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário