terça-feira, 30 de julho de 2019

Detran forma bombeiros militares no curso de Condutor de Veículo de Emergência

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) concluiu na sexta-feira (26) a formação de duas primeiras turmas de militares do Corpo de Bombeiros no curso de Condutor de Veículos de Emergência. A capacitação realizada pela Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran) vai formar um total de 90 militares até o final desta semana.

Os instrutores da Eptran concluíram a qualificação finalizando o último módulo do curso, que trata sobre meio ambiente e convívio social. Os militares passaram ainda por instruções modulares de “Legislação de Trânsito”; “Direção Defensiva”; “Noções de Primeiros Socorros”; além de “Relacionamento Interpessoal”.  Foram 50h/aula de instruções.

A formação tem o objetivo de tornar o agente público apto a conduzir veículo de atendimento em situações emergências, onde existe a necessidade de deslocamento em velocidade dentro do trânsito urbano e rodoviário. O curso aponta os procedimentos de condução que tornam o tráfego do veículo de emergência seguro, atendendo as normas e processos de direção defensiva e demais itens relacionados com o tema.

O Curso é uma exigência legal prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais precisamente no artigo 145, e é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução 168/2004, que determina a necessidade da capacitação para aqueles agentes que conduzem veículos do tipo policial, bombeiros, ambulâncias e outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário