sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Vereadora Júlia e Urbana visitam rua tomada por lixo no Pitimbú

Local fica às margens da ZPA 1 e tem se tornado um lixão, causando danos ambientais e transtornos para a população.

Acompanhada de moradores, a vereadora Júlia Arruda e o diretor presidente da Urbana, Cláudio Porpino, visitaram, na manhã desta sexta-feira (23), um lixão que se formou na Rua Abreu e Lima, no Pitimbú. O local é alvo do depósito irregular de lixo e tem gerado grandes transtornos para os moradores, além de impactar significativamente em parte da Zona de Proteção Ambiental 1, que compreende o Parque da Cidade e o cordão dunar do Pitimbú.

“Esse local tem sido objeto de constantes requerimentos e ofícios enviados pelo nosso mandato à Urbana, que sempre prontamente nos atende e realiza a limpeza. Mas no dia seguinte – e às vezes até no mesmo dia –, vem alguém e joga lixo novamente aqui. E cada vez que vemos aqui, a área tomada pelo lixo está maior. Hoje já tomou metade da rua, e agora queremos encontrar uma solução definitiva para essa questão”, disse Júlia.

A moradora Vilane Muniz destaca que a coleta de lixo é feita regularmente pela Urbana na comunidade. “O carro do lixo passa aqui toda terça, quinta e sábado. A gente não tem do que reclamar. Infelizmente, isso aí é falta de educação das pessoas, até de outros bairros, que muitas vezes não têm paciência pra esperar o dia da coleta, contratam carroceiros e o resultado é esse: muito, muito lixo mesmo”, comentou.

O relato foi confirmado por Cláudio Porpino, que levou uma equipe técnica da Urbana até o local e propôs uma ação articulada com outras secretarias, a exemplo do que foi feito em outros pontos de Natal que sofriam com o mesmo problema. “Pra resolver isso de forma definitiva, precisamos traçar um plano de ação envolvendo Urbana, Secretaria de Obras, Meio Ambiente e até Guarda Municipal. Porque não adianta simplesmente limpar”, ponderou.

Nesse sentido, a vereadora Júlia propôs uma nova visita ao local, com as presenças da Semov e Semurb. “Acho importante que esse encontro aconteça in loco porque só aqui pra ver de perto a situação e dimensionar tudo que precisa ser feito no sentido de limpar, restaurar o calçamento, sinalizar e traçar uma rotina de fiscalização, para inibir que carroceiros voltem a despejar lixo nesse local”, convocou a vereadora.

 Vereadora Júlia Arruda (blusa verde) ao lado de Cláudio Porpino (secretário da Urbana) e equipe técnica conversa com moradores


Do Blog: Estou morando há quase 1 ano aqui no Bairro Pitimbú, e venho percebendo que todo Conjunto Cidade Satélite está abandonado em alguns setores pelo poder público municipal e estadual. Ginásio Poliesportivo abandonado em início de construção há anos (localizado na Avenida dos Caiapós), escuridão, sujeira, insegurança, buraqueira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário