sábado, 11 de novembro de 2017

Milhares de cidadãos se beneficiam com ações gratuitas do JUSTIÇA NA PRAÇA em Patu

Em sua 53ª edição, o Projeto Justiça na Praça, desenvolvido pelo TJRN, em parceria com a Prefeitura de Patu, ofereceu diversos serviços gratuitos a toda população.

Os cidadãos emitiram certidões de CPF, RG, Carteira do Idoso, Cadastro Único, Carteira do Agricultor, além de diversos serviços em saúde pública como: Emissão do Cartão SUS, Atendimentos oncológicos, testes rápidos, vacinas e orientações sobre saúde bucal. A educação e cultura também realizaram ações sobre educação alimentar e diversas apresentações valorizando os artistas locais, desde peças e grupos de danças até tendas com exposições de produtos artesanais da terra.

Na parte jurídica, os cidadão contaram com o suporte de 13 Magistrados, 8 Promotores de Justiça, e 10 Advogados, que prestaram serviços gratuitos durante todo o dia.Ao todo foram julgados 130 processos.

Para se ter uma ideia, foram emitidas mais de 500 carteiras de identidade, um número recorde e inédito em todas as edições do projeto como bem ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Ações e Programa Socioambientais do TJRN, Desembargadora, Maria Zeneide. "Nunca em nenhuma edição do justiça na praça, conseguimos através do Itep, emitir mais de 500 carteiras de identidade, isso só mostra o compromisso e o respeito do prefeito municipal Rivelino Câmara que foi buscar parcerias e garantiu que o serviço fosse oferecido ao maior número possível de cidadãos", disse.

O Juiz de Direito da Comarca de Patu, Drº. Renan Brandão, também fez uso da palavra e agradeceu o apoio de todos os magistrados, da OAB, do Ministério Público e da Prefeitura de Patu, que não mediram esforços para se somarem ao projeto. "É de suma importância esta parceria e interação entre os poderes constituídos, isso só mostra e reforça o compromissos que temos para com toda a a sociedade. Esta união traz inúmeros benefícios diretos para o cidadão, prova disso foram todas as ações desenvolvidas gratuitamente no dia de hoje", disse.

O Prefeito Rivelino Câmara, lembrou que inicialmente a parceria com o ITEP foi para a emissão de 300 carteiras de Identidade, porém, como a demanda foi muito grande, ele mediamente procurou o órgão para aumentar o número e consequentemente beneficiar ainda mais gente. "Saltamos de 300 emissões para 502. Um recorde absoluto no justiça na praça, e como vimos que a demandada por documentação é tão grande, já assumo o compromisso de em janeiro de 2018 realizamos mais uma grande ação de cidadania que vai disponibilizar a emissão de diversos documentos gratuitos para toda a população, e aproveito para solicitar do TJRN, a edição do projeto para 2018 em Patu" disse.

O Projeto foi encerrado em grande estilo com o Tradicional Casamento Coletivo que oficializou a união de 70 casais em praça pública.

Rivelino agradeceu ao Presidente do TJRN, Desembargador Expedito Ferreira e a Corregedora do TJRN, Desembargadora Maria Zeneide pela parceria. Agradeceu a Polícia Militar, Ministério Público, OAB, NAPS, Itep, Banda de Música Luiz de França Dantas, ao Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas, a Câmara Municipal de Vereadores e a de todos que fazem a administração pública municipal, pelo empenho e dedicação para que o justiça na praça 2017 em Patu fosse um sucesso absoluto.










 

Vamos aos números

- RG - 502

- CPF - 150

- PROCESSOS JURÍDICOS- 130

- CARTEIRA DO IDOSO - 25

- CADASTRO ÚNICO - 50

- CARTEIRA DO AGRICULTOR - 60

- CASAMENTO COLETIVO - 70

- ATENDIMENTO NA SAÚDE- 300 (entre atendimentos oncológicos, testes rápidos, orientações e etc.

Outras ações paralelas como cortes de cabelo gratuito e orientação sobre alimentação saudável, além de exposição sobre o projeto Patu Natal Lindo, também aconteceram ao longo do dia, beneficiando centenas de pessoas.

O Justiça na Praça 2017 aconteceu na última sexta-feira (10) na Praça João Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário