segunda-feira, 16 de outubro de 2017

VEREADORA E HISTORIADOR PATUENSES DIVULGAM TEXTO PEDINDO VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

Autoria: Ana Karla Figueiredo Cavalcante Costa (Pedagoga)
               Antonio Alves de Oliveira Neto (Historiador)

Por ocasião do dia dos professores, trago palavras de encorajamento em um país onde a educação é vista como gasto e não como investimento, que o é. Neste 15 de outubro, em que comemora-se a importância do professor e educador, reflito acerca dos desafios que enfrentamos e enfrentaremos em um cenário político de sucateamento e reiteradas falas sobre privatizações das universidades pelos governos federal e estadual. Podemos citar o caso da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), onde os professores estão há 19 meses sofrendo com atrasos salariais, mesmo depois de anos dedicados a docência, estão sobrevivendo de reservas. Ainda no nosso estado, várias escolas encontram-se comprometidas estruturalmente, devido a ausência do poder público.

É preciso considerar que nós professores não fugimos do contexto de ódio e violência que vivenciamos nesses últimos tempos, quase que diariamente assistimos nos noticiários casos de colegas que são vítimas de agressão em sala de aula, é necessário que se perceba que a importância do professor não cabe em um dia. Enquanto classe, para além da valorização profissional, é notório que a bandeira que nos une é a da educação pública, gratuita e de qualidade.

Precisamos lutar para que não figuremos em índices como o da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que segundo dados desse órgão, os professores brasileiros estão entre os mais mal pagos em ranking mundial, com mais alunos em sala de aula e um sistema educacional ineficiente.

A vida requer coragem para ser e lutar pelo que queremos ser, por uma educação autônoma, emancipatória, por uma educação que não aceite mordaças e faça as discussões formadoras de uma sociedade mais justa e igualitária. O professor é fabricante de sonhos e esperanças, é encorajador de um futuro melhor formando todos os outros ofícios.

Ana Karla Figueiredo Cavalcante Costa (Pedagoga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário