segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dezembro Laranja: Cuidados sobre o Câncer de Pele

Assunto: Após o Outubro Rosa e o Novembro Azul, chega a campanha Dezembro Laranja que tem o objetivo de chamar a atenção da população para o câncer de pele, falando sobre a doença e sua prevenção, aproveitando o início do verão quando a exposição ao sol é mais excessiva, principal causa.

O câncer de pele é provocado por células que passaram por mutação e começam a se multiplicar, assim, criando um tecido doente, conhecido como tumor ou melanoma, sendo comum entre pessoas com 40 anos ou mais, de pele clara e sensível a exposição do sol, entretanto, é raro em crianças e pessoas com pele negra.

Como a pele não é igual em todo o nosso corpo, este tipo de câncer pode se apresentar como: carcinoma basocelular, mais comum e representa 70% dos casos, porém é menos agressivo; outro é o carcinoma epidermoide, representando 25% dos casos.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem 176 mil novos casos e o câncer de pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.

Dra. Mariana Ferreira, graduada em medicina pela universidade potiguar – UNP e especializada na área da estética. Tem pós-graduação em medicina estética pelo Instituto Brasileiro de Ensino (ISBRAE) e Associação Internacional de Medicina Estética (ASIME-SP). Atualmente, Mariana Ferreira é membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME).

Nenhum comentário:

Postar um comentário