terça-feira, 29 de março de 2016

Conselho Metropolitano debate ‘Cidades Inteligentes’ e ‘Resíduos Sólidos’

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano reúne em abril os grupos de trabalho de “cidades Inteligentes e Humanas” e “resíduos sólidos”. Reativado em 2015 depois de quatro anos paralisado, o fórum é coordenado pelo Governo do Estado por meio da secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN).

A reunião do GT sobre “Cidades Inteligentes e Humanas” ocorre dia 7 de abril, a partir das 9h, na Escola de Governo.  A pauta principal é a integração do Parque Tecnológico com outras iniciativas, a exemplo do Instituto Metrópole Digital.  Já o GT sobre “Resíduos Sólidos”, confirmado para 15 de abril, também às 9h, na Escola de Governo, vai debater o plano metropolitano do setor a ser inserido no plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

O Conselho conta com representantes dos 14 municípios da região Metropolitana de Natal e criou oito grupos de trabalho para debater áreas estratégicas para o desenvolvimento da RMN. Em março, o GT de mobilidade urbana se reuniu pela primeira vez e aprovou a integração dos planos municipais de mobilidade urbana.

Para o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano Renato Cunha Lima a reativação dos GTs é um passo importante para a integração de políticas públicas. “A importância desses grupos de trabalho está na integração das políticas presentes nos municípios com as ações da sociedade civil e do próprio Governo do Estado. Só dessa forma, com unidade, é que iremos colocar em prática projetos e melhores soluções em favor da população”, afirmou.

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano criou oito Grupos de Trabalho relacionados aos seguintes temas: mobilidade urbana; estatuto da metrópole; resíduos sólidos; segurança pública e defesa social; saúde; educação, cultura e esportes; cidades inteligentes; e agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário