quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Uso de salto alto na folia pode causar lesões

Faltando poucos dia para o Carnaval, milhares de pessoas se preparam para a maratona da folia que começa nesta sexta-feira (05), e vai até a quarta-feira de cinzas (10). Seja nos blocos de rua ou na passarela do samba, é preciso estar preparado para aguentar o ritmo. E neste período, ninguém sofre mais do que eles, os pés.

Se você é mulher e adora mostrar que tem muito samba no pé, cuidado! Os sapatos de salto podem ser uma verdadeira armadilha. A sobrecarga acumulada na ponta dos pés aumenta a pressão sobre eles, podendo causar desconfortos nas articulações dos joelhos e na coluna lombar. “Esta sobrecarga pode acarretar em tendinites, principalmente na região do tendão de Aquiles. Os saltos altos não dão sustentabilidade ao pé, deixando o centro de gravidade concentrado na parte anterior, repassando até 90% da pressão da pisada para os dedos, podendo, com o tempo, causar joanetes”, alerta o ortopedista do Hapvida Saúde, Michael Braga.

Ainda segundo o especialista, os calçados mais indicados para sambar, sem perder o rebolado, são os modelos rasteira ou tênis. “O calçado ideal deve ser leve e preso aos pés, de modo que proporcionem mais segurança ao folião. Além disso, eles devem ter solado aderente, espuma no calcanhar para evitar bolhas e sistema que esconda a costura e acabamentos que possam causar desconfortos”, aconselha.

Evitar sapatos apertados também é uma super dica, que pode salvar seus dias de Carnaval. Este é um erro muito comum, principalmente entre pessoas que compram calçados para estrear no carnaval. “Mesmo que sem salto, os sapatos apertados comprometem a saúde dos pés. O recomendado é usar na folia, apenas calçados que já tenham sido usados anteriormente, evitando assim surpresas desagradáveis e que antecipem o fim da festa”, conclui Michel Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário