terça-feira, 13 de outubro de 2015

Gustavo Carvalho apresenta projeto para facilitar diagnóstico precoce de câncer

Projeto de Lei dispõe sobre a obrigatoriedade do Estado oferecer exames preventivos 

Disponibilizar à população a realização periódica de check-ups e exames para detectar doenças em estágio inicial e salvar vidas. Esse é o objetivo do projeto “Rosa e Azul” apresentado nesta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS), que dispõe sobre a obrigatoriedade do Estado oferecer, através da Secretaria da Saúde, procedimentos que identifiquem precocemente os mais diversos tipos de câncer.

Foto: João Gilberto
“Hoje, a medicina dispõe de um grande arsenal para o diagnóstico precoce de uma série de doenças. E o cidadão tem que ter acesso a esses exames. Apesar do medo que o câncer provoca entre os pacientes e familiares, existe cura. E as chances de vencer essa temida doença são maiores quando o diagnóstico ocorre logo no início”, disse o parlamentar.

Em seu pronunciamento, Gustavo Carvalho destacou a importância de iniciativas como o “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, e “Novembro Azul”, que alerta para a alta incidência de câncer de próstata. “No Brasil, só neste ano, mais de 57 mil brasileiras vão começar a travar a batalha contra o câncer de mama e mais de 68 mil homens terão o diagnóstico de neoplasia na próstata. Esses números são consequência da dificuldade de acesso a consultas médicas ou desinformação sobre exames preventivos periódicos, além da redução da taxa de natalidade”, explicou o deputado, citando dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário