quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Município de Pau dos Ferros implanta e-SUS

Por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), a Prefeitura de Pau dos Ferros deu início à implantação do e-SUS, uma plataforma do Ministério da Saúde que organiza e agiliza os serviços nas unidades de Atenção Básica.

Ontem, 23, o posto que recebeu a inovação foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Pedro Diógenes Júnior, no bairro São Benedito. A apoiadora Coeli Regina Moura orientou os profissionais em relação à utilização do sistema único de informação.

Espécie de prontuário eletrônico, o e-SUS reúne todo o histórico de atendimento dos pacientes, possibilitando dessa forma o conhecimento do perfil das comunidades atendidas. Com a realização, Pau dos Ferros se alinha à inovação que também é disponibilizada em níveis estadual e federal.

“A implantação do e-SUS Atenção Básica pela gestão do prefeito Fabrício Torquato representa um importante avanço na qualificação e no uso dos dados registrados durante as nossas ações de saúde”, avaliou a secretária Patrícia Leite.

Segundo Patrícia, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) passa a ser a chave primária do sistema, pois é através dele que a plataforma realiza as veiculações no território (indivíduos, famílias, domicílios, microáreas e áreas), além dos registros dos atendimentos e procedimentos.

De forma geral, tudo que acontecerá no município em termos de saúde, será informado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) através do e-SUS direto para o Ministério da Saúde. Isso faz com a entidade monitore a população e viabilize novas políticas para melhorar a saúde das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário