sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Martins realiza carnaval com o resgate da cultura popular

A cidade do Martins realizou nesse último carnaval uma grande festa de resgate da sua cultura popular com os tradicionalíssimos papangús e mela-mela, além de continuar cultivando um carnaval de tranqüilidade para aqueles que o procura para retiro espiritual e descanso. 

Com um trabalho árduo da Prefeitura do Município buscando equilibrar as atrações que a cidade oferece, nada mais justo que levar até a população um carnaval diversificado, tranqüilo e harmonioso para todos que buscam diversão. Nós últimos anos o governo municipal trouxe de volta uma tradição que estava sendo esquecida pelos moradores, os famosos papangús, que nada mais é que pessoas fantasiadas e mascaradas que saem pela cidade, levando alegria e as vezes medo para as crianças. Essa tradição que vem da época de nossos avós andava meio esquecida, mas com o apoio da Prefeitura em elaborar concursos e incentivar aos foliões a participam da brincadeira, o município conseguiu resgatar de vez essa tradição. Com isso quem ganha é a cultura popular. 

Nem só dos papangús vive o carnaval de Martins, matinés e bailes se espalham pelo centro da cidade, foliões brincando ao som das músicas baianas, do frevo pernambucano e marchinhas antigas, tudo isso regado ao que eles chamam de mela-mela, brincadeira em que os foliões se banham de amido de milho branco, açucar e goma. É uma festa só. 

Os blocos de rua também voltaram, antes não brincavam no município, buscavam sempre diversão em outros pólos, sempre se expondo a acidentes em seus deslocamentos, mas a realidade mudou, a prefeitura buscou métodos para que brincassem na Serra, para assim completar a festa de todos os foliões. 

Mas para quem não curte a agitação e badalação do carnaval, Martins ainda reserva sua tranqüilidade que é tão peculiar e continua recebendo um grande número de turistas que buscam o retiro espiritual e também para aqueles que vêem na serra um local propício para descanso com seu clima frio e as belezas naturais que a cidade oferece. Com informações do amigo Júnior Carvalho.

 Garotinha fantasiada de Emília com a vice-prefeita Olga Fernades e a prefeita Mazé Costa

 Os Panpagús

 
 
 
Galera maravilhosa de Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário